Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Professores da província de Maputo sem salários do mês de Maio

Os professores de diferentes escolas da província de Maputo ainda não receberam os seus salários do mês de Maio. Habitualmente, os ordenados são pagos até o dia 24 de cada mês, porém, desta vez, ainda não caiu nenhum tostão nas suas contas bancárias e desconhecem as razões por detrás do atraso.

Na última sexta-feira (31), alguns docentes das escolas primárias (Trevo, Língamo e Machava, por exemplo) comunicaram ao @Verdade o seguinte: “recebemos os nossos salários no dia 24, mas até hoje, 31 de Maio, ainda não temos dinheiro”.

Na manhã desta segunda-feira (03), o @Verdade recebeu queixas de outros professores dando conta de que continuavam sem salários. Nesse contexto, por voltas das 13horas, do mesmo dia, a nossa Reportagem contactou, telefonicamente, a Direcção Provincial da Educação e Cultura, através do 21722668, que consta da lista telefónica, para apurar os motivos na origem desse problema. Porém, do outro lado da linha, o nosso interlocutor disse: “este número é da casa do director mas ele não está cá”.

Numa outra chamada telefónica, através do fixo 21723015, supostamente da Direcção Provincial da Educação e Cultura, uma interlocutora, que se identificou por Úrsula, disse-nos, quando a perguntado se os profesores já tinham sido pagos, que desconhecia o assunto. “Não sei de nada sobre os salários, não sei mesmo. Só posso transferir a chamada para uma outra linha”.

Na aludida “outra linha” fomos atendidos também por uma voz feminina (que nem quis se identificar), a quem perguntámos, com um tom de certeza de que o atraso no desembolso dos vencimentos dos pedagogos persisita, porquê os docentes ainda não receberem os seus ordenados do mês Maio. A fonte respondeu: “para já não é verdade, os professores têm salários desde hoje (segunda-feira)”. Mas por que é que houve atraso no pagamento? “Quem pode responder isso são as Finanças. Estou a dizer que os salários já foram pagos. Temos salários desde hoje.”

Entretanto, instantes depois dessa conversa, contactámos, por volta das 13horas e meia, alguns professores para confirmar se as remunerações de Maio foram ou não realmente efectuadas: “ainda não houve nenhum pagamento, apenas prometeram pagar durante o dia de hoje (segunda-feira)”, afirmaram os docentes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!