Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Professores ameaçam boicotar fase provincial dos jogos escolares em Nampula

A informação avançada recentemente pelo director Provincial da Educação em Nampula, Raúl Nhamunwe, segundo a qual começou o pagamento de horas extras dos docentes e que o processo será concluído em finais de Abril em curso, parece falacioso, uma vez que um número não especificado de professores de educação física de diferentes escolas da cidade de Nampula ameaça boicotar o Festival dos Jogos Desportivos Escolares, fase provincial, que arranca próxima Segunda-feira (15), devido ao não pagamento de horas extras correspondentes aos anos 2010 a 2012.

A decisão de não participar no festival foi tomada esta Sexta-feira (12) num encontro que juntou os docentes, o director dos Serviços Distritais da Educação, Ciência e Tecnologia, Bruge Rupia, e a representante do governo, Felicidade da Costa.

Na reunião, os pedagogos disseram que estão deveras agastados com o facto de terem marcado vários encontros com o secretário permanente e com o director provincial da Educação, Raúl Nhamunwe, mas nunca obtiveram uma resposta satisfatórias. Como alternativa para o esclarecimento do problema que lhes preocupa, contactaram igualmente as Finanças mas esta instituição responsabilizou o sector da Educação pela demora no pagamento dos montantes que lhes são devidos, uma vez que já tinha levantado o valor para o efeito.

“Se o governo não pagar as nossas horas extras referentes aos anos de 2010, 2011 e 2012 não vamos levar as equipas para o desfile de abertura do festival e não vamos igualmente marcar presença nos campos de jogos”, disseram em uníssono os professores.

O director dos Serviços Distritais da Educação, Ciência e Tecnologia da cidade de Nampula, Bruge Rupia, confirmou que o governo local tem uma dívida com a classe mas o assunto está a ser tratado pelas Finanças.

A para do seu colega, Raúl Nhamunwe, Rupia prometeu que até Segunda-feira (15), os valores em dívida estarão nas contas dos professores.

“O nosso desejo é ver o Festival dos Jogos Desportivos Escolares a arrancar e que os atletas da cidade de Nampula participem. Vamos fazer de tudo para ultrapassarmos este constrangimento.”

Refira-se que a cidade de Nampula far-se-á representar no aludido festival com sete modalidade, nomeadamente basquetebol, andebol, futebol onze, voleibol, atletismo, xadrez e ginástica de corda e vai movimentar 147 atletas.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!