Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente do Sudão visita Sudão do Sul pela primeira vez desde a divisão

O presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, chegou ao Sudão do Sul, esta Sexta-feira (12), pela primeira vez desde a divisão em 2011 do que já foi o maior país do continente africano, aumentando cautelosas esperanças de que os dois adversários possam estar a aproximar-se de uma pacífica coexistência.

Os países vizinhos concordaram em Março em retomar os fluxos de petróleo entre as fronteiras e tomar medidas para diminuir a tensão que tem atormentado os dois lados desde a independência do Sudão do Sul em Julho de 2011, depois de um tratado que encerrou décadas de guerra civil.

Mas eles ainda não concordaram sobre a quem pertence a região de Abyei e outras áreas ao longo da disputada fronteira de 2.000 quilómetros. Bashir havia planeado visitar Juba há um ano, mas cancelou a viagem quando confrontos irromperam ao longo da fronteira, quase deflagrando uma guerra em grande escala.

Ele chegou ao aeroporto de Juba com uma delegação de 65 pessoas e foi recebido pelo presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir. A polícia isolou as ruas principais, que foram adornadas com as bandeiras dos dois países para a passagem dos líderes até o gabinete presidencial.

Bashir e Kiir vão discutir os acordos sobre petróleo e segurança, comércio de fronteira, assim como conflitos territoriais pendentes.

Muitos sul-sudaneses esperam que a visita de Bashir acabe com um dos conflitos mais longos da África. “Precisamos de viver em harmonia. Precisamos de paz entre o Sudão e o Sudão do Sul”, disse o estudante de engenharia Robert Mori.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!