Duas pessoas, das quais uma professora identificada pelo nome de Ester Victorino e um desmobilizado das Forças de Defesa de Moçambique (FADM), que responde pelo nome de Frederico Zacarias, encontram-se detidos na cidade de Nampula, por se fazerem passar por membros da Polícia da República de Moçambique (PRM).
De acordo com Zacarias Nacute, porta-voz da Polícia em Nampula, os visados, de 20 e 28 anos, de idade deambulavam pelas artérias da urbe exigindo documentos de identificação a cidadãos e recorriam a uma arma de fogo para o efeito, com o intuito de extorquir dinheiro.
Os falsos policiais foram detidos com o apoio da população, que denunciou a desordem a que estavam sujeitos, sobretudo à noite.
Os cidadãos caíram nas mãos da Polícia na última passada segunda-feira (12), no bairro de Carrupeia. A Polícia disse que Ester Victorino, munida de uma pistola, interceptou dois indivíduos, aos quais exigiu identificação sem saber que um deles é familiar do comandante da PRM afecto à 1ª esquadra da corporação em Nampula.
Em consequência do comportamento da referida docente, o seu namorado, por sinal membro da Polícia e a quem a pertence a arma em causa, recolheu aos calabouços, acusados de irresponsabilidade desleixo.