O volume de produção de minerais na província da Zambézia, Centro de Moçambique, reduziu em 48 por cento no primeiro semestre deste ano em comparação com o de igual período do ano passado devido a crise financeira global.
Zambézia é uma das províncias moçambicanas com altas potencialidades de minerais, parte das quais em exploração por empresas cujo desempenho baixou em consequência da crise financeira que abalou o mundo, sobretudo no ano passado.
A directora provincial dos Recursos Minerais e Energia da Zambézia, Berta Guambe, disse que a produção de diversos minerais baixou de 396.400 quilogramas, no primeiro semestre do ano passado, para os 204.400 quilogramas de igual período do corrente ano.
Segundo Guambe, a produção global do sector mineiro no ano passado foi de 572.300 quilogramas. Este ano, a produção baixou consideravelmente devido a paralisação temporária das nove empresas industriais que operam no sector mineiro da província por queda da procura dos minerais no mercado.
Além da baixa contribuição para o sistema fiscal do país, essa queda da produção do sector teve como consequência o despedimento de 340 operários que trabalhavam nas empresas afectadas por esta crise.
Guambe revelou ao jornal ‘Noticias’ que as empresas mineiras enfrentam dificuldades de retenção de mão-de-obra, facto que concorre para dificultar as condições de vida das milhares de famílias cujo sustento depende unicamente dos salários pagos pelas empresas mineiras. Os investidores deste sector prometem relançar a produção a partir do próximo ano.