Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção do frango baixou em mais de metade

A produção do frango em Moçambique baixou em mais de 50 por cento desde Abril ultimo até a esta parte. A Associação Moçambicana de Avicultores (AMA) diz ter capacidade para produzir um milhão de pintos por semana, mas agora está a processar apenas 504 mil por causa de “constrangimentos do mercado”.

A edição de sexta-feira do jornal o “O País” escreve que a redução da produção nacional do frango surge por causa da necessidade de rentabilizar o comércio do mesmo devido a concorrência desleal que este enfrenta face ao produto estrangeiro, particularmente o proveniente do Brasil.

No mercado moçambicano, o frango nacional é, em média, até um dólar mais caro em relação ao brasileiro, situação que leva aos cidadãos a optarem pelo produto mais barato. “A redução de mais de metade da produção nacional deveu-se a esta diferença de preços agravado pelo facto de no primeiro semestre deste ano terem sido importadas 4.900 toneladas de frango, uma quantidade que representa o total das importações efectuadas no ano de 2008”, refere o relatório.

Os avicultores moçambicanos afirmam que o valor do frango brasileiro (65 meticais, perto de 2,5 dólares americanos) é muito inferior ao dinheiro por eles investido na produção de um único frango. Igual situação ocorre também ao nível dos produtores de rações. Com efeito, como medida para ultrapassar este problema e incentivar a produção interna, o Governo decidiu, recentemente, proibir a importação do frango estrangeiro por tempo indeterminado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!