Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção do camarão cresce apenas 8% em 2011

Cerca de 8% deverá ser a cifra de crescimento da produção do camarão, em Moçambique, até finais de 2011, segundo estimativas do Ministério das Pescas.

No período, a produção deverá ser de 2,8 mil toneladas daquele marisco, quantidade considerada baixa devido ao número cada vez mais reduzido de operadores ainda activos.

Fonte documental do Ministério das Pescas indica que os elevados custos operacionais, aliados aos constantes agravamentos dos preços dos combustíveis, estão a concorrer para abandono da actividade de faina por parte de muitos operadores que têm pedido cancelamento das suas licenças junto àquele departamento governamental.

O documento não indica o número de operadores que já concretizaram o abandono da actividade, salientando que “a situação é preocupante, porquanto, está na origem da redução dos níveis de produção do camarão”, produto que já tem mercado garantido da União Europeia e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Um dos países da União Europeia é a Espanha que está em negociações com Moçambique no sentido de ver incrementado o volume das exportações do camarão para aquele país, segundo Abílio Cândido, assistente do ministro das Pescas, Victor Borges.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!