Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção de algodão incrementa 30 mil toneladas em 2011

Cerca de 70 mil toneladas de algodão poderão ser produzidas, este ano, em Moçambique, das quais 26 mil toneladas para exportação para os mercados asiático e europeu, principalmente.

A ser atingido aquele número, o mesmo irá representar cerca de 30 mil toneladas de incremento, face à quantidade conseguida em 2010, segundo Zulfate Walia, analista do sector Comercial do Instituto de Algodão de Moçambique (IAM), falando ao Correio da manhã.

Zulfate justificou o aumento da produção com o agravamento recente do preço de comercialização desta cultura de rendimento feito pelo Governo em cerca de cinco meticais o quilograma, para 15 meticais/kg, “situação que faz com que muitos produtores do sector familiar voltem à cultura depois de alguns anos de abandono por falta de incentivos”. Para a safra agrícola em alusão estão envolvidas cerca de 350 mil famílias.

Receitas

Entretanto, nos últimos três anos, Moçambique arrecadou cerca de 48,3 milhões de dólares norte-americanos resultantes da exportação de pouco mais de 40 mil toneladas de algodão para Ásia, principalmente, por estar a ser praticado preço promocional.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!