Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção da Kenmare continua a registar melhorias

A ‘Kenmare Resources’, uma empresa de capitais irlandeses que explora as minas de areias pesadas de Moma, província de Nampula, Norte de Moçambique, indica que a sua mina continua a registar melhorias de produção de trimestre a trimestre.

Um comunicado da Direcção Interina da empresa sobre o desempenho da mina no período de Um de Julho a 18 de Novembro corrente indica que tanto a mina como a unidade de separação de minerais tem vindo a registar “progressos significativos”. O processo de mineração produz minerais pesados e concentrados que são depois separados na unidade de separação com vista a obter os derivados de Ilmenite, Rutile e Zircão.

“A produção do mineral pesado concentrado no terceiro trimestre na mina foi de 230 mil toneladas, 30 por cento acima da produção do segundo trimestre. A mina está agora a operar na totalidade dos seus níveis de produção, com 97 mil toneladas de mineral pesado concentrado produzido em Outubro passado”, lê-se no comunicado da empresa a que a AIM teve acesso.

Durante o mesmo período, a produção de Ilmenite foi de 130 mil toneladas, o que representa um aumento de 23 por cento em relação ao trimestre anterior. A produção deste mineral durante o mês de Outubro foi de 51 mil toneladas e tende a melhorar cada vez mais. A produção de Zircão manteve-se nos seis mil toneladas. Isso deveu-se sobretudo ao atraso na entrega de equipamento adicional à mina bem como a problemas relacionados com a mudança do circuito. “Essas mudanças, tanto do circuito de Zircão e de Rutile, foram encomendadas recentemente e estão agora a ser optimizadas.

Prevê-se que a produção de Ilmenite esteja perto da capacidade total até ao fim do ano e a de Zircão estará a 80 por cento da meta, devendo alcançar a plena capacidade no primeiro trimestre de 2010, após a conclusão dos trabalhos de optimização da unidade”, refere a fonte. A Kenmare registou também progressos no volume de transporte dos seus minerais. Durante o terceiro trimestre, a empresa transportou 131 mil toneladas de minerais, quantidade que constitui uma subida de 38 por cento em relação ao trimestre anterior. A operação de transporte marinho foi reforçada depois da compra de uma segunda barcaça e um navio rebocador que irão aumentar a capacidade de Moma e reduzir os riscos operacionais.

A empresa está a trabalhar no sentido de transportar esses meios para Moma no próximo ano. Com a abertura das minas de Moma em 2007, Moçambique passou a ter capacidade de superar a fasquia de seis por cento da produção mundial de derivados de Ilmenite e Zircão. Actualmente, o depósito de areias pesadas de Topuito tem capacidade de produzir, anualmente, 800 mil toneladas de Ilmenite, 56 mil toneladas de Zircão e 21 mil toneladas de Rutilo.

O calendário inicial da Kenmare Resources previa que, caso as condições do mercado o permitirem, até 2010, os índices de produção irão aumentar para 1,2 milhão de toneladas de Ilmenite, 80 mil de Zircão, e 30 mil toneladas de Rutilo, segundo informações facultadas pelos proprietários da fábrica. Contudo, no primeiro ano de actividade, o desempenho da empresa foi afectado pela oscilação da corrente eléctrica que chegou a provocar avarias de alguns equipamentos, paralisando a produção por um período de cerca de 62 horas, em Setembro de 2008.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!