Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Processo de construção de latrinas para vítimas de cheias já arrancou em Nhangoma

O processo de construção de latrinas nos bairros de reassentamento no Posto Administrativo de Nhangoma já arrancou. Segundo o Director-Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGG), João Ribeiro, a prioridade na construção destas latrinas visa melhorar as condições de saneamento do meio para a população vítima de cheias no Vale do Zambeze.

O programa de construção de latrinas para a população vítima de cheias em Nhangoma foi antecedido pela campanha de mobilização levada a cabo pelos membros do Comité de Gestão de Risco (CGR) local.

João Ribeiro não especificou o número de latrinas a serem construídas naquele ponto, mas indicou ser extrema importância porque vai ajudar a população a ficar com noção da prática da higiene individual e colectiva. A par da construção das latrinas, os membros do Comité de Gestão de Risco estão igualmente a mobilizar a população no tratamento de água para o consumo que é para evitar que contraíam muitas doenças, sobretudo as de natureza diarreica.

O Posto Administrativo de Nhangoma está a merecer maior atenção pelo INGC por terem sido detectados muitos aspectos negativos, relativos ao deficiente saneamento do meio, devido a falta de latrinas e água melhorada, bem como problemas nutricionais derivada da falta de alimentos. Os problemas nutricionais a população do Posto Administrativo de Nhangoma foram provocados devido a escassez de alimentos por causa da seca que dizimou as culturas da primeira época agrícola e as últimas cheias.

Para inverter o cenário, o INGC através do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) já começou a enviar produtos da primeira necessidade e produtos suplementares para crianças. Os produtos para Nhagoma são transportados através de camiões.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!