Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Deficientes poderão ter facilidades no acesso a informação sobre HIV Sida em Sofala

Os deficientes físicos, visuais e auditivos poderão ter facilidades no acesso a informação sobre o HIV Sida em Sofala. O projecto, de acordo com o Oficial de Programa da Miracles In Mozambique, Sérgio Mauio, visa integrar as pessoas portadoras de deficiência nos programas de combate ao HIV Sida.

De acordo com o Oficial do Programa da Miracles In Mozambique, para a concretização do projecto estão em curso seminários de formação de alguns membros que integram as associações dos deficientes em matéria de HIV Sida e Advocacia. Os primeiros dois cursos de formação do género realizaram-se no ano passado na Cidade da Beira e no Distrito de Nhamatanda, tendo beneficiado membros de 24 associações de pessoas portadoras de deficiência em Sofala. Um outro curso irá decorrer brevemente no distrito de Caia.

Os membros que irão beneficiar desta formação, posteriormente terão a missão de formar activistas nas suas próprias associações. Os activistas formados por sua vez irão promover campanhas de sensibilização para prevenção ao HIV Sida aos colegas, em sessões de palestras colectivas e ou individual. Em Moçambique muitos deficientes físicos são excluídos de campanhas de prevenção do HIV Sida, razão pela qual acabam tornando-se mais vulneráveis a infecções pelo vírus causador da Sida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em Moçambique 324 mil deficientes sejam seropositivos, acima de dez por cento do universo populacional em Moçambique.

Os deficientes são estigmatizados até na própria família e acabam tendo dificuldades em conseguir matrimónios, o que lhes confere maior propensão de terem mais parceiros sexuais, além de serem três vezes mais susceptíveis a violência sexual. Os que conseguem ser transportados em carrinhas de rodas ainda conseguem ter acesso a alguma informação sobre o HIV Sida, mas os mentais, auditivos e visuais raramente. Sendo esta a razão pela qual o Miracles In Mozambique vai criar Mecanismo de elaborar manuais com informação relevante sobre Sida em Braill, língua de sinais e cassetes aúdios e visuais.

As brochuras com informação sobre HIV Sida escritas em Braille e cassetes aúdios-visuais visam facilitar as pessoas portadoras de deficiência visual, enquanto que os que possuem deficiência auditiva terão o privilégio de receber palestras através de língua de sinais. Segundo Sérgio Maiuo, a ideia do projecto de integração de pessoas portadoras de deficiência nos programas de HIV Sida visa despertar a consciência desta camada social sobre o perigo de HIV Sida e sua prevenção, tendo em conta que muitos deles não tem tido a possibilidade de fazer parte nas sessões de palestras do género, derivado a problemas de locomoção, visão e auditivo.

Actualmente, muitas pessoas portadoras de deficiência em Moçambique não tem tido a oportunidade de participar nas palestras referente ao HIV Sida, devido a factores como a deficiência física, visual e auditiva. Dai a necessidade de formar activistas especificamente para atender esta camada na matéria de HIV Sida. Os activistas formados na matéria de HIV Sida e Advocacia para pessoa portadora, incluem também os próprios deficientes, como no caso do Professor Joseph Capunze, do Instituto Nacional de Deficiência Visual (INDV) que é um dos formadores para a área de Advocacia.

A Miracles In Mozambique é uma associação que trabalha em projectos de integração das pessoas portadoras de deficiência em programa de HIV Sida em coordenação com a Associação dos Deficientes de Moçambique ADEMO. Em Sofala, a Miracles In Mozambique trabalha com associações de pessoas portadoras de deficiência da Cidade da Beira, Dondo, Nhamatanda, Búzi, Gorongosa e Caia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!