Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Processo de construção de latrinas para vítimas de cheias já arrancou em Nhangoma

O processo de construção de latrinas nos bairros de reassentamento no Posto Administrativo de Nhangoma já arrancou. Segundo o Director-Geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGG), João Ribeiro, a prioridade na construção destas latrinas visa melhorar as condições de saneamento do meio para a população vítima de cheias no Vale do Zambeze.

O programa de construção de latrinas para a população vítima de cheias em Nhangoma foi antecedido pela campanha de mobilização levada a cabo pelos membros do Comité de Gestão de Risco (CGR) local.

João Ribeiro não especificou o número de latrinas a serem construídas naquele ponto, mas indicou ser extrema importância porque vai ajudar a população a ficar com noção da prática da higiene individual e colectiva. A par da construção das latrinas, os membros do Comité de Gestão de Risco estão igualmente a mobilizar a população no tratamento de água para o consumo que é para evitar que contraíam muitas doenças, sobretudo as de natureza diarreica.

O Posto Administrativo de Nhangoma está a merecer maior atenção pelo INGC por terem sido detectados muitos aspectos negativos, relativos ao deficiente saneamento do meio, devido a falta de latrinas e água melhorada, bem como problemas nutricionais derivada da falta de alimentos. Os problemas nutricionais a população do Posto Administrativo de Nhangoma foram provocados devido a escassez de alimentos por causa da seca que dizimou as culturas da primeira época agrícola e as últimas cheias.

Para inverter o cenário, o INGC através do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) já começou a enviar produtos da primeira necessidade e produtos suplementares para crianças. Os produtos para Nhagoma são transportados através de camiões.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts