Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Problemas de lixo com solução à vista

O Conselho Municipal de Nampula está a trabalhar no sentido de acabar com a proliferação de lixo na cidade, através do alargamento dos serviços de recolha para as zonas de periferia.

O compromisso foi reassumido por Castro Namuaca, na cerimónia de entrega de 50 contentores, dois camiões basculantes e um compactador, num investimento estimado em mais de 10.600 mil meticais.

O novo equipamento, cuja cerimónia de entrega, contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Tiago Fumo, vereadores e quadros do Partido Frelimo, destina-se apenas à zona de cimento, enquanto se mobilizam outros meios para os bairros da periferia da cidade.

Para o efeito, Namuaca anunciou, o lançamento, a partir dos próximos tempos, de um novo concurso público para o fornecimento do segundo camião compactador e um número não especificado de contentores, com dimensões relativamente superiores, aos que entraram em funcionamento na passada sexta-feira.

Na ocasião, Castro Namuaca voltou a afirmar que a sua instituição vai continuar a trabalhar, de forma a garantir uma melhor gestão do lixo, no contexto do seu Plano Estratégico, para acompanhar a dinâmica de desenvolvimento da cidade.

De acordo com aquele dirigente, os munícipes passam, desde domingo, a obedecer um certo critério, rigorosamente exigido pela edilidade.

Explicou que antes de ser introduzido no contentor, o lixo deverá ser acondicionado em plásticos e depositado durante um período previamente estabelecido, ao abrigo do Código de Postura Municipal, em vigor.

Alias, para disciplinar a prática e por forma a garantir o respeito pelo horário de deposição do lixo, a edilidade criou um espaço para que os munícipes possam interagir sobre qualquer assunto de interesse público, incluindo denúncias a eventuais infracções.

Com cerca de 500 mil habitantes, o Município de Nampula produz cerca de 30 mil metros cúbicos de lixo diverso por ano.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!