Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PRM exorta cidadãos a pautarem por civismo durante a campanha eleitoral

A Polícia da República de Moçambique (PRM) exorta a todos os cidadãos a pautarem pelo civismo, observância das regras de convivência social, colaboração consciente com os demais intervenientes durante a campanha eleitoral que arranca domingo por 45 dias. A corporação exorta igualmente a todos os cidadãos a denunciarem junto das unidades policiais mais próximas todos os actos contrários a lei, e, de uma forma geral, à ordem e tranquilidade públicas que podem perigar ou inviabilizar o decurso ordeiro das campanhas eleitorais e da votação.

O comunicado de imprensa do Comando Geral da PRM pede aos candidatos e seus apoiantes a observarem escrupulosamente os ditames da lei eleitoral, como a necessidade de pautarem por civismo em todos os locais por onde passarão as caravanas.

“Os organizadores dos cortejos desempenham um papel preponderante na educação cívica dos seus membros e simpatizantes, com vista a não enveredarem por actos que conduzam à violência e desrespeito lei”, refere o comunicado.

Refira-se que um grupo de membros e simpatizantes do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) se confrontaram, recentemente, com simpatizantes da Frelimo na cidade de Xai-Xai, província meridional de Gaza, aquando da visita do presidente daquela formação política. Um outro incidente registou-se no distrito de Milange, norte da província central da Zambézia, quando um suposto grupo de simpatizantes da Renamo incendiou as instalações da sede local do partido Frelimo, tendo havido, antes, violentas cenas de pancadaria e tiroteio.

Os supostos protagonistas, detidos seguidamente, foram mais tarde restituídos a liberdade pelo procurador local por insuficiência de provas. Contudo, as investigações continuam e caso seja provado o seu envolvimento serão novamente chamados para responder em juízo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!