Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Príncipe saudita é nomeado herdeiro numa época turbulenta

O rei Abdullah, da Arábia Saudita, nomeou o seu ministro da Defesa, o príncipe Salman, como herdeiro presuntivo, optando pela estabilidade e a continuidade de cautelosas reformas numa época de desafios para o país, maior exportador mundial de petróleo.

O príncipe Salman, de 76 anos, é visto como um pragmático, e possivelmente irá assumir em breve responsabilidades importantes no reino.

Desde a morte do rei Abdulaziz Ibn Saud, fundador do reino, a sucessão ocorre na linhagem dos seus filhos.

Salman é o terceiro sucessor nomeado por Abdullah, depois da morte de dois irmãos mais velhos, o príncipe Sultan, em Outubro, e o príncipe Nayef, no sábado.

A rápida nomeação não surpreendeu, pois os analistas já previam que Salman mantivesse as reformas sociais e económicas graduais adoptadas por Abdullah, além da política de preços moderados para o petróleo.

Como príncipe regente e posteriormente como rei, Salman, que é 13 anos mais jovem que o actual monarca, terá que lidar com desafios como as ameaças da Al Qaeda, o desemprego sistêmico, as turbulências noutros países do Oriente Médio e a rivalidade com o Irão xiita.

“Eu prevejo mais actividade saudita no exterior, particularmente considerando o que está a acontecer hoje no mundo árabe”, disse Jamal Khashoggi, influente ex-editor de um jornal saudita.

“O príncipe Salman é um pragmático; acho que ele não se importaria em lidar com grupos árabes islâmicos como a Irmandade Muçulmana (do Egito).”

Salman continuará com o seu cargo na Defesa e actuará como vice-primeiro-ministro ao rei Abdullah, de acordo com o decreto real desta Segunda-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!