Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeiro secretário provincial da Frelimo sugere cultura de cidadania

O membro da Comissão Politica do Partido Frelimo, Manuel Jorge Tomé, fez um balanço positivo do trabalho desenvolvido pelo secretariado provincial cessante, destacando o seu dinamismo que resultou na vitória retumbante da Frelimo nas últimas eleições, nomeadamente as legislativas, provinciais e autárquicas.

Manuel Tomé recomendou ao novo secretariado no sentido de proporcionar mais valia ao partido, tendo sempre como pano de fundo dos seus programas, o combate à pobreza que grassa no país. Manuel Tomé apelou aos restantes membros para que não interfiram no processo de liderança do novo elenco, mas, sim, camaradas com ideias construtivas que possam ajudar para o partido continua firma no bom caminho.

Por seu turno, Adelino Zacarias Ivala, o novo timoneiro do Partido Frelimo ao nível da província de Nampila, comprometeu-se a assumir o desafio de imprimir maior impulso às vitórias alcançadas pelo Secretariado cessante para superar os patamares. Em se situa o Partido Frelimo ao nível da Província de Nampula. Adelino Zacarias Ivala, que falava intantes depois de ser eleito Primeiro Secretário deste Partido no poder , em sessão extraordinária, foi efusivamente saudado pelos seus eleitores, num clima bastante prenhe de emoção.

Para Ivala ,a fome, a doença e a pobreza absoluta na Província de Nampula, são os principais desafios que o seu elenco tem como prioridade. Mas, para a consecução dos seus objectivos, Ivala invoca a necessidade de, em primeiro plano, contrariar as manobras das forças políticas opostas à Frelimo, que na sua opinião, têm criado , muitas vezes, desestabilização, medo e distúrbio no seio das populações.

Também advoga a cultura de cidadania que, na sua óptica, concorre para a unidade nacional, espírito patriótico e valorização do património sócio-cultural. O novo secretario Provincial incentivou a todos membros haja do partido a desenvolveram continuamente os seus conhecimentos académicos, independemente da idade, para poderem interpretarem devidamente os programas que são emanados. Adelino Zacarias Ivala, de nome completo, é natural do distrito de Lalaua, província de Nampula, onde nasceu no ano de 1956, contando, portanto, agora 53 anos de idade.

Entrou pela primeira vez na escola com 9 anos, licenciou-se em História pela Universidade Pedagógica, em Maputo. Foi professor nas escolas secundárias de Namahaca, no distrito de Memba; Natete, no posto administrativo de Netia, distrito de Monapo, e na escola secundária de Nampula. Doutorado em Educação pela Universidade Pontifícia Católica de S. Paulo, na República Federativa do Brasil, exerceu a função de Director da Universidade Pedagógica, na sua Delegação de Nampula, de que foi fundador.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!