Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeiro Ministro Português visita Moçambique

Para uma visita de trabalho, que se prolongará até amanhã, sexta-feira, encontra-se no nosso país, desde a madrugada de quarta-feira, o Primeiro Ministro português, José Sócrates, que, à chegada foi recebido pelo seu homólogo moçambicano, Aires Aly, e pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças, respectivamente Oldemiro Balói e Manuel Chang, e pelo embaixador de Moçambique em Portugal, Miguel Mkaima.

Nesta sua deslicação a Moçambique, José Sócrates faz-se acompanhar de cinco ministros, nomeadamente dos Negócios Estrangeiros, Luíos Amado; da Economia,Vieira da Silva; do Trabalho, Helena André; e da Cultura, Gabriela Canavilhas. E dos Secretários de Estado da Cooperação, do Tesouro, da Cooperação, do Comércio, dos Transportes e da Educação, além de sessenta empresários de diversas áreas. Comentando esta presença do Chefe do Governo do seu país, o embaixador de Por tugal em Moçambique, Mário Godinho de Matos, referiu que as relações entre dois países têm conhecido um crescente alento desde a rever são da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Na quarta-feira, o Ministro Sócrates teve um encontro a sós com o Presidente Guebuza, enquanto decorria uma reunião plenária entre os governos dos dois países, em que foram rubricados vários acordos sobre o apoio programático ao orçamento Geral do Estado para o período 2010-2013, em relação ao programa–quadro de cooperação militar, segurança social, bibliotecas escolares, duplicação da linha de crédito, além de dois protocolos de cooperação, um dos quais na área técnica e científica e outro entre as academias de ciência de Moçambique e Portugal. Prevê-se, ainda, a assinatura de um memorando sobre o estabelecimento de cimeiras bilaterais e um outro no domínio dos transportes.

Também na manhã de quarta-feira, o Primeiro Ministro de Portugal depôs uma coroa de flores no monumento aos Heróis Moçambicanos, tendo-se deslocado, em seguida, à Assembleia da República, onde teve um encontro de cortesia com a respectiva Presidente, Verónica Macamo. No período da tarde, além de visitas a diversos projectos sociais que beneficiam de apoio português, procedeu à inauguração do Centro de Dia para idosos construído no bairro de Hulene, na capital do país, sob os auspícios do governo português, através do Ministério do Trabalho e Segurança Social.

Saliente-se que Portugal é, desde o ano passado, o segundo maior investidor estrangeiro em Moçambique, numa lista de quarenta e um países, liderada pelo Reino da Noruega, mercê da aprovaçao de 45 projectos de investimento directo que ascendem a 689 milhões de dólares norte-americanos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!