Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeira mulher a ganhar Nobel de Economia destaca esforços de preservação

A americana Elinor Ostrom, que ganhou o prêmio Nobel de Economia esta segunda-feira, disse que seu reconhecimento destaca a necessidade de que os cidadãos se envolvam mais nos esforços para preservar os recursos naturais. Ostrom compartilha o prêmio de 2009 com o economista Oliver Williamson, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

A professora de Ciência Política e co-directora do Taller de Teoria Política e Análise Política da Universidade de Indiana disse que seu trabalho tem como foco desenvolver novas formas de gerenciamento dos recursos naturais por comunidades de todo o mundo. “Estive estudando como as pessoas comuns e os funcionários públicos tentaram solucionar problemas muito difíceis” como o desmatamento e a perda de recursos pesqueiros, disse Ostrom.

“Quando os indivíduos têm esta forma de trabalhar juntos, pode construir confiança e respeito e podem ser capazes de solucionar problemas”, acrescentou. “Que um funcionário tenha um PHD não significa necessariamente que ele saiba mais que as pessoas que vivem de um recurso. (…) Há muito conhecimento local que temos que respeitar”.

O Comitê Nobel disse que o trabalho de Ostrom desafia a crença popular de que uma propriedade comum mal administrada deve ser regulada pelas autoridades ou privatizada. Sobre ser a primeira mulher a ganhar o Nobel de Economia, Ostrom comentou que “é uma honra ser a primeira mulher, mas não serei a última”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!