Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeira-dama encoraja ‘CARE’ a expandir suas acções

A Primeira- Dama moçambicana, Maria da Luz Guebuza, encorajou Terça-feira ultima, em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), a ‘CARE Internacional’ a fortalecer e expandir as suas acções em países como Moçambique, por se evidenciar na salvaguarda da vida de milhares de pessoas, principalmente mulheres e crianças.

“Estamos satisfeitos com o trabalho que a CARE esta a prestar no alívio ao sofrimento de milhares de pessoas. É por isso que estamos aqui para encorajar a esta organização a continuar a trabalhar e a expandir as suas acções”, disse Maria da Luz Guebuza, falando a jornalistas moçambicanos momentos depois do arranque oficial, ultima Terça-feira, da conferencia de dois dias da CARE Internacional.

A Primeira Dama de Moçambique, que participa na conferencia que junta mais de 800 pessoas, no “The Ronald Reagan Building and International Trade Center”, considerou a ajuda prestada pela “CARE” e outras organizações afins com sendo de importância vital para o combate, por exemplo, a mortalidade materno infantil e a vulnerabilidade da rapariga no pais e no mundo, factores que impedem que milhares de pessoas participem no desenvolvimento global.

O posicionamento da Esposa do Presidente moçambicano foi o que dominou parte das intervenções no primeiro dia da Conferencia da ‘CARE’, uma organização humanitária líder no combate global a pobreza. A Secretaria do Estado norteamericano, Hillary Clinton, também destacou o papel da CARE na melhoria das condições de vida no mundo, prometendo que esta organização tem uma acção indispensável que continuara a merecer todo o apoio por parte da administração do Presidente Barack Obama.

Falando como oradora principal na sessão sobre os principais assuntos a serem abordados nesta Conferencia, Hillary Clinton disse ser através de acções empreendidas pela “CARE” que “se defende a dignidade e a segurança de vida de milhares de mulheres e crianças no mundo”. Na ocasião, Clinton pediu a todos para que tivessem em mente a necessidade de se apoiar com o que for possível para que esforços do género alcancem os objectivos pelos quais foram criados, beneficiando cada vez mais necessitados.

“O apoio que cada um de nos pode dar significa o aumento das oportunidades de uma vida melhor para milhares de mulheres e crianças”, acrescentou a chefe da diplomacia norte-americana. Ela destacou ainda a presença, na conferencia, das Primeiras Damas de Moçambique, Quénia e Serra Leoa, por terem se juntado nesta grande batalha tendente a quebrar o ciclo da pobreza que faz com que milhares de pessoas não alcancem, na totalidade, o seu potencial, que tanta falta faz ao desenvolvimento global.

A CARE, por seu turno, esta ciente da importância da canalização de mais apoios para as suas acções, razão pela qual agendou a presente conferencia para que centenas de pessoas discutam questões prementes da pobreza, nomeadamente a necessidade de melhorar a saúde materna, combater a fome, educar a rapariga, pôr fim a casamentos prematuros, entre outros males que só agudizam a pobreza.

A “CARE” também criou espaço para que os participantes mantenham contactos com membros do Congresso norte-americano, por este jogar papel crucial na melhoria de politicas de ajuda pelo menos da parte do Governo dos EUA. ‘Temos que pôr fim ao que entrava o desenvolvimento no mundo’, disse a Directora Executiva da CARE, Helen Gayle, individualidade que orientou a sessão oficial da abertura da Conferencia.

Já na noite de Terça-feira, as Primeiras Damas participaram num painel em que Maria da Luz falou das acções que o seu gabinete tem estado a realizar no pais no combate a pobreza.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!