O Presidente da República, Armando Guebuza, e o seu homólogo tanzaniano, Jakaya Kiwete, presidem esta quarta-feira, as cerimónias de inauguração da Ponte da Unidade, que estabelece a ligação entre Moçambique, através de Negomano, no distrito de Mueda, província de Cabo Delgadso, e Tanzania, a partir da vila Ntambaswale, em Ntwara.
A importante infraestrutura, que concretiza o sonho dos antigos Presidentes de ambos os países, Samora Machel e Julius Nyerere, possui 720 de comprimento, largura total de 13,5 metros, duas faixas de roidagem de 3,25 metros cada e bermas de 1,5 metros e dois passeios com idêntica largura.
Idealizada em 1977, com o simbolismo de fraternidade e objectivo de servir de estrutura de desenvolvimento dos dois povos irmãos, a Ponte da Unidade sofreu algumas interrupções devido à guerra de desestabilização ocorrida no país.
A sua conclusão viria finalmente a ser decidida em 16 de Outubro de 2005 pelos Presidentes Armando Guebuza e Benjamim Nkapa, através do financiamento dos próprios governos.