Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente Zuma criticado por comentários sobre cães

No seu primeiro discurso público desde a sua reeleição por unanimidade como chefe do partido no poder (Congresso Nacional Africano, ANC), no início deste mês, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, provocou uma fúria generalizada ao declarar que gastar dinheiro para comprar um cão, levá-lo ao veterinário e passeá-lo pertencia à cultura “branca”.

O Presidente Zuma, que falava, Quarta-feira, numa comunidade rural, no Kwazulu-Natal, acrescentou que aos que gostam de cães mais do que de pessoas «falta-lhes humanidade».

O Partido Cristão Democrata (PCD, oposição) publicou, Quinta-feira, um comunicado no qual indica que, a julgar pelas suas declarações, o segundo mandato do Presidente Zuma será “ainda mais sectário e criador de divisão” do que o primeiro.

“Esta oposição de uma cultura à outra, que ele descreve não como diferentes mas antes como se uma delas tivesse valores morais superiores aos da outra, é totalmente inaceitável e contraproducente» , declarou o líder deste partido, Theunis Botha.

Numa tentativa de justificar as palavras do Presidente, o seu gabinete declarou que ele tentou simplesmente “descolonizar a mente africana” quando criticou o facto de cuidar dos cães como uma parte da cultura branca».

«A mensagem essencial do Presidente realça a necessidade de descolonizar a mente africana, após a libertação», explicou o porta-voz presidencial, Mac Maharaj.

Ele indicou que o Presidente Zuma queria «permitir à maioria africana anteriormente deprimida para apreciar e amar o que ela é e manter a sua própria cultura».

Ele sublinhou que a maneira de fazer africana é antes de se concentrar na família que nos animais domésticos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!