Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente ucraniano anuncia realização de eleições antecipadas

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, anunciou nesta sexta-feira em mensagem à nação que serão realizadas eleições presidenciais antecipadas, a principal reivindicação dos opositores. Além disso, deu início ao processo de restituição da Constituição aprovada durante a Revolução Laranja de 2004, o que limitaria suas atribuições como chefe do Estado em favor do Parlamento.

Yanukovich também abre um procedimento para a formação de um Governo de confiança nacional, segundo um comunicado publicado pela Presidência ucraniana. “Nestes dias trágicos, quando a Ucrânia sofreu graves perdas, quando morreu gente de ambos os lados das barricadas, considero meu dever, em memória dos falecidos, declarar que não há nada mais importante do que a vida humana”, disse.

O presidente acrescentou: “Não há passos que não possamos dar juntos para restabelecer a paz na Ucrânia”.

“Anuncio os passos necessários para restabelecer a calma e evitar mais vítimas no confronto”, afirmou ao começo de seu pronunciamento.

Na sua mensagem Yanukovich não menciona prazos para a aprovação da Constituição de 2004 e a convocação de eleições, embora alguns meios de imprensa falam que em 48 horas entrará em vigor a nova Carta Magna.

Quanto às eleições, algumas fontes locais informaram que o pleito acontece no final deste ano e não em 2015 como estava previsto. Previamente, a Presidência ucraniana anunciou um acordo entre Yanukovich, os líderes da oposição e os representantes da União Europeia para pôr fim à crise política na Ucrânia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!