Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente Hu interrompe viagem à Itália e volta à China

O presidente Hu Jintao, de visita oficial à Itália para participar da reunião de cúpula do G8, decidiu interromper sua viagem e retornar à China devido à situação em Xinjiang, onde os distúrbios dos últimos dias deixaram 156 mortos, anunciou a agência Ansa.

“Diante do agravamento das desordens em Xinjiang, o presidente Hu Jintao decidiu antecipar seu retorno à China e não participar da Cúpula do G8”, que começa nesta quarta-feira, em L’Aquila, no centro da Itália, revelou a Ansa, citando o primeiro conselheiro político da embaixada chinesa em Roma, Tang Heng. Hu Jintao, que visita Pisa, na região da Toscana, “está deixando esta cidade para viajar a Pequim”, segundo o funcionário.

O presidente chinês, que chegou no domingo à Itália, se reuniu na segunda-feira com seu homólogo italiano, Giorgio Napolitano, e com o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi. Novos confrontos étnicos explodiram nesta terça-feira em Urumqi, capital da região de Xinjiang (noroeste da China), onde as autoridades decretaram o toque de recolher depois de uma grande manifestação de integrantes da etnia han, 48 horas após a onda de violência na região.

Os chineses han, considerados opressores pelos uigures de Xinjiang, buscavam uma revanche dos atos de violência de domingo que resultaram em 156 mortes e em mais de 1.000 feridos. Além disso, 1.434 pessoas foram detidas, acusadas pelas autoridades de assassinato, agressão e saques.

Os uigures, muçulmanos de língua turca, acusados por Pequim de lutar pela independência de Xinjiang, afirmam sofrer uma perseguição política, cultural e religiosa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!