Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente Guebuza e Dlakhama encontraram-se em Nampula

O presidente da República Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dhlakama estiveram reunidos na tarde deste domingo na sede do governo provincial da província de Nampula. O encontro, que durou cerca de duas horas, serviu para, mais uma vez, resolver um impasse ligado a questões de paz, democracia e bem-estar dos moçambicanos, segundo Afonso Dhlakama.

Este encontro aconteceu rodeado de secretismo, por parte do Governo central e dos assessores da Presidência da República, mas já tinha sido anunciado pela Renamo no último sábado, embora sem avançar os assuntos que iriam ser discutidos.

No fim do encontro, o líder da perdiz mostrou-se satisfeito por ter dialogado com o chefe do Estado pela segunda vez em menos de seis meses e considera que “este é um sinal de que as coisas estão a mudar para o bem e que Armando Guebuza começa a entender que é através da comunicação que as pessoas se entendem. Este encontro significa uma viragem para a solução dos vários problemas que afectam o povo moçambicano. Este era um homem duro, mas agora está a entender que o país precisa de diálogo entre as pessoas”.

Afonso Dhlakama disse ainda que em relação à invasão da delegação do seu partido pela Força de Intervenção Rápida, efectuada no dia 8 de Março, Armando Guebuza mostrou-se sensibilizado e pediu desculpas. “Eu queixe-me da provocação e ele lamentou muito. Se eu tivesse autorizado o direito de resposta o país estaria em caos”.

Aliás, antes do encontro, alguns membros da Guarda Presidencial, agentes da FIR e os homens da segurança e deputados da Renamo trocaram palavras no exterior do edifício do governo provincial. Os homens da Renamo diziam estar preparados para começar a guerra, posição reiterada pela segurança da Presidência.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!