Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente do Zimbábwe pede paz após morte de general

O presidente do Zimbábuwe, Robert Mugabe, pediu este sábado tolerância e paz entre os principais partidos políticos do país, após a morte de um general aposentado do exército gerar especulações de que ele possa ter sido assassinado.

Falando durante o enterro do general Solomon Mujuru, de 67 anos, que morreu carbozinado por um incêndio em sua casa, Mugabe pediu aos zimbabweanos que aceitem a morte como uma tragédia lamentável e dolorosa.

Mujuru, que foi por quase quatro décadas um dos líderes no partido de Mugabe, o ZANU-PF, era casado com a vice-presidente, Joice Mujuru, apoiada por uma facção do partido para suceder Mugabe como presidente do partido e do país. Mugabe elogiou Mujuru, popularmente conhecido por seu nome de guerrilha Rex Nhongo, como um grande soldado e combatente da liberdade, cujo legado seria defendido por seus companheiros e um forte serviço de segurança. “Nós não queremos qualquer tipo de violência. Por favor, sem violência, sem violência. Vamos organizar-nos e fazer campanha em nossos diferentes partidos de forma pacífica”, disse ele, acrescentando que deve haver uma trégua na violência entre o ZANU-PF e o partido opositor MDC.

O MDC, liderado pelo rival de Mugabe, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, diz que veteranos de guerra e brigadas de jovens do ZANU-PF estão por trás da violência. O ZANU-PF nega as acusações. O líder veterano disse a milhares de pessoas no funeral, incluindo membros de ambos os partidos, que o MDC e o ZANU-PF devem coexistir, mas não fez referência a notícias da mídia segundo as quais seu partido está cada vez mais dividido sobre quem irá sucedê-lo.

O general Mujuru liderou a facção do ZANU-PF que apoiou Joice Mujuru para suceder Mugabe. O general havia se voltado contra outra facção, liderada pelo ministro da Defesa, Emmerson Mnangagwa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!