Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Piratas somalis sequestram navio com 21 marinheiros em Omã

Piratas Somali sequestraram este sábado, de um porto no Omã, um navio-tanque controlado por uma empresa indiana e com 21 marinheiros à bordo, disseram a empresa estatal de remessas da Índia e uma fonte no Golfo Pérsico. É o segundo incidente desse tipo em águas do país desde janeiro.

A Direção Geral de Remessas informou que o Fairchem Bogey, um navio-tanque controlado pela Anglo-Eastern Ship Management, com sede em Dubai, foi sequestrado enquanto estava ancorado no porto de Salarah, e uma fonte local disse que a embarcação estava carregada com metanol quando foi levada. Contudo, a APM Terminals, operadora do porto, afirmou que os piratas entraram no navio-tanque enquanto ele estava a mais de três quilômetros da costa do Omã, esperando um ancoradouro, e que ele foi levado em direção à Somália.

Tom Boyd, diretor de comunicações externas da APM Terminals, disse à Reuters que não houve relatos de feridos ou mortos na tripulação, acrescentando que o governo do Omã está a negociar com os piratas. A APM Terminals tem uma fatia de 30 por cento do porto de Salarah e opera o local para o governo. “As autoridades do Omã estão a conversar com os piratas. Líderes do governo encontraram-se nesta manhã no palácio com o Sultão do Omã. Às 8h28 (horário local), a embarcação navegou em direção à Somália,” disse Boyd.

O Omã fica na boca do Golfo Pérsico, um canal estratégico e muito patrulhado, pelo qual passa grande parte das remessas de petróleo mundiais. Piratas somalis geralmente atuam no Oceano Índico, mas em janeiro um navio-tanque de 20.586 toneladas e bandeira argelina foi sequestrado 240 quilômetros a sudeste de Salarah. O navio, com 27 tripulantes de Argélia, Ucrânia e Filipinas, estava a caminho de Dar es Salaam, na Tanzânia, com um carregamento de clínquer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!