O presidente do Togo, Faure Gnassingbé, foi reeleito nas eleições presidenciais do dia 4 de março com 60,92% dos votos, anunciou este sábado a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI). Faure Gnassingbé, de 43 anos, obteve 1.243.044 votos nas eleições, e seu principal adversário, o opositor Jean-Pierre Fabre, ganhou 692.584 votos dos 2.040.596 registrados, segundo um documento enviado à imprensa pela Comissão eleitoral.
“Estes resultados serão transmitidos à Corte Constitucional em um prazo de oito dias. Poderão ser apresentados recursos”, informou o presidente da Comissão Eleitoral, Issifou Taffa Tabiou. A taxa de participação na eleição, que ocorreu na quinta-feira, foi de 64,68% da população.
Gnassingbé, filho do general Gnassingbé Eyadéma, que governou o país com mão de ferro por 38 anos, foi eleito presidente em 2005, em uma eleição polêmica e marcada por brigas que, segundo a ONU, deixaram de 400 a 500 mortos. Na sexta-feira à noite, Faure se disse vitorioso.
O partido do presidente reivindicou pouco depois a vitória nas eleições. Antes do anúncio dos resultados finais neste sábado, a polícia tomou as ruas da capital Lomé e dispersou os manifestantes da oposição com bombas de gás lacrimogêneo.