O Presidente da República, Amando Guebuza, recebeu, Quinta-feira, em Maputo, o antigo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, que se encontra na capital moçambicana a frente de uma missão do Painel de Alto Nível Sobre Conflitos Ilícitos Financeiros em África.
Em declarações a imprensa, o antigo estadista sul-africano, disse que o encontro serviu para informar ao Presidente Guebuza sobre o trabalho que este painel de alto nível do continente africano se propõe a realizar em Moçambique no âmbito do combate aos conflitos financeiros ilícitos em África.
Por causa dos conflitos financeiros ilícitos, segundo Mbeki, o continente Africano perde anualmente cerca de 50 biliões de dólares norte-americanos, uma soma que poderia ser aplicada em actividades de desenvolvimento e no combate à pobreza.
“É importante que este mal seja combatido em conjunto para que o continente africano possa aplicar este valor na resolução dos problemas de pobreza e em actividades de desenvolvimento”, sublinhou Mbeki.
Disse que no encontro o Presidente Guebuza manifestou a disponibilidade total do Governo moçambicano de prestar a melhor cooperação possível para a missão do painel seja coroada de êxito.