Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente da República acredita embaixadores da Bélgica e Coreia

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebeu, Sábado, em Maputo, as cartas credenciais dos embaixadores do Reino da Bélgica e da República da Coreia, Johan Maricou e Kwang-Chul Lew respectivamente.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse, no final da cerimónia havida na Presidência da República, que os países cujos embaixadores foram sexta-feira acreditados têm excelentes relações de amizade e cooperação que poderá registar dinamismo cada vez maior.

Segundo Baloi, o reino da Bélgica é um parceiro tradicional com intervenções fortes em sectores especiais como a saúde, na formação com maior enfoque na reforma do sector público, no domínio económico traduzido no apoio ao orçamento e também com algum apoio na área da agricultura.

Aliás, o apoio belga ao Orçamento do Estado cifra actualmente os dois milhões de euros que vão aumentar para provavelmente cinco milhões dentro dos próximos anos.

Em relação a República da Coreia, o chefe da diplomacia moçambicana disse tratar-se de um parceiro que vem intervindo mais crescentemente no país e as relações com Moçambique tem estado a registar um forte dinamismo em diversas frentes.

A Coreia tem intervenções na área de infra-estruturas, educação e saúde, porquanto já está no sector da energia e dentro deste sector mais particularmente no domínio da energia solar.

O gigante emergente da economia asiática tem, segundo Baloi, interesse em colaborar e apoiar o país no ramo da segurança pública e no sector privado o seu enfoque vai para a área de minas.

O embaixador belga continuará radicado em Pretória, capital política sulafricana, enquanto o novo representante da diplomacia coreana estará em Harare.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!