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Presidente Chávez estreia-se no Twitter

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, estreou a sua conta no Twitter esta quarta-feira de madrugada, quando enviou a seus já mais de 36.000 seguidores uma primeira e espera mensagem, que dá início a sua participação nesta rede social. “Epa ¿qué tal? Aparecí como lo dije, a la medianoche. Pa brasil me voy. Y muy contento a trabajar por Venezuela.

Venceremos”, diz textualmente a primeira mensagem do chefe de Estado, que adotou o nome de usuário @chavezcandanga. A entrada de Chávez no Twitter foi anunciada horas antes por seu ministro de Obras Públicas, Diosdado Cabello. “Camaradas: @chavezcandanga já está reservada, e logo teremos mensagens por esse canal de nosso comandante”, anunciou Cabello.

A conta do presidente venezuelano, que há pouco mais de um mês anunciou que teria sua própria “trincheira na internet”, já ultrapassa os 30 mil seguidores, apesar de Chávez não ter escrito nenhuma mensagem até agora.

Na segunda-feira, Cabello informou em uma coletiva de imprensa que o governo venezuelano vai “tomar de assalto” as redes sociais e todos os membros do partido oficial terão uma conta no Twitter. O nome de usuário selecionado para Chávez é uma combinação do sobrenome do presidente com a palavra “candanga”, que na Venezuela é utilizada para se referir a uma pessoa muito travessa ou explosiva.

Em março, Chávez anunciou que teria sua própria página na internet para ser um “ativista cibernético” e defender sua revolução na web, mas o projeto ainda não se concretizou. “Se eu pudesse teria um computador, uma página e me comunicaria com milhões, não apenas na Venezuela, mas no mundo. Vou mandar muita informação por aí. Vai ser um bombardeio”, disse o presidente na ocasião.

Chávez, um presidente criticado pela oposição por governar pela televisão, usa quase diariamente a TV, o rádio e alguns meios escritos para se aproximar dos venezuelanos. Mas a internet é uma ferramenta bastante inexplorada por seu governo, num país onde 30% dos 27 milhões de habitantes têm acesso à rede.

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