O Presidente cessante gambiano, Yahya Jammeh, reforçou a sua liderança nas eleições presidenciais de quinta-feira, depois de apurados 233 mil e 939 votos, segundo os resultados parciais anunciados na sexta-feira pela Comissão Eleitoral Independente.
O Presidente Jammeh ganhou no bastião da oposição em Wuli West, na região do Upper River e em Kiang West na região do Lower River. Ele obteve 177 mil e 478 votos dos 233 mil e 939 súfragios expressos, ou seja 75,86 porcento, seguido pelo candidato do Partido Democrático Unido, Ousainou Darboe, com 29 mil 572 votos (13,50 porcento) e pelo independente Hamat Bah, com 24 mil 70 votos (10,60 porcento).
No total, o Presidente Jammeh ganhou nas duas regiões cujos resultados foram apurados, das sete circunscrições administrativas. Trata-se da circunscrição administrativa de Banjul e da de Mansajonjo. Os resultados completos são esperados durante o dia de sexta-feira.
A missão de observação eleitoral da União Africana (UA) declarou-se « positivamente impressionada » pela organização e pelo comportamento dos eleitores. A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) recusou-se, por seu turno, a enviar uma missão de observação para à Gâmbia, considerando que a intimidação dos opositores, um nível inaceitável de controlo da imprensa pelo partido no poder e a ausência de neutralidade do Estado, tornam difícil a organização dum escrutínio livre e justo neste país.