Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Prémio Mo Ibrahim atribuído ao ex-Presidente namibiano Hifikepunye Pohamba

O antigo Presidente namibiano, Hifkepunye Pohamba, recebeu sexta-feira o Prémio Mo Ibrahim de 2014 da Boa Governação Africana, durante uma cerimónia especial organizada na capital do Gana, Accra. O Prémio Mo Ibrahim, de cinco milhões de dólares americanos constituído em dez anos, ou seja 200 mil dólares norte-americanos por ano, vitaliciamente, reconhece e celebra a excelência em matéria de liderança africana.

“O objectivo do Presidente Pohamba de estabelecer a coesão nacional e a reconciliação numa fase chave da consolidação da democracia e do desenvolvimento económico e social impressionou o comité do prémio. A sua capacidade de suscitar a confiança do seu ´povo é exemplar”, indicou o presidente do Comité Independente do Prémio, Salim Ahmed Slaim, que entregou a distinção, segundo um comunicado divulgado no site web da Fundação Mo Ibrahim.

“Esta honra não é para mim só, aceito-a com um sentimento de grande humildade, em nome do povo namibiano, que me confiou, através dos processos democráticos, a direcção do nosso país enquanto presidente durante dois mandatos consecutivos. O seu engajamento em defender a democracia e a prioridade do direito permitiram as realizações modestas registadas durante o meu mandato”, regozijou-se Pohamba, recebendo o prémio.

“Devemos mudar os discursos sobre a liderança africana. O mundo sabe tudo sobre os maus dirigentes, mas nada sobre os nossos heróis, em particular os que fazem coisas maravilhosas para os seus povos. Necessitamos de modelos, necessitamos de heróis para inspirarem e motivarem os nossos jovens. O Presidente Pohamba é um dos heróis desconhecidos de África”, indicou Mo Ibrahim, fundador da Fundação que leva o seu nome.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!