As esperanças do Manchester City de conquistar o título do Campeonato Inglês de futebol tiveram um duro golpe neste domingo depois que o Everton, do inspirado Romelu Lukaku e dos jovens Tom Davies e Ademola Lookman, goleou a equipe do técnico Pep Guardiola por impiedosos 4 a 0.
O espanhol sofreu a sua pior derrota no futebol, mesmo depois do City dominar a posse de bola e criar chances. Mas pagou caro por erros defensivos que levaram o atacante belga Lukaku a abrir o placar e fazer seu 12º golo na Premier League aos 34 minutos de jogo.
Depois do intervalo, Kevin Mirallas ampliou o placar, e na sequência o talentoso garoto de 18 anos Tom Davies, cria da base do Everton, aproveitou para fazer o seu primeiro golo pelo clube de infância.
O City foi ficando sem alternativas. Ainda teve tempo para Lookman sair do banco de reserva e, estreando aos 19 anos, completar a goleada com um arremate de primeira nos acréscimos, em golo que surgiu de falha da ex-joia do Everton John Stones, sacramentando a quarta derrota do City nas últimas oito partidas do Inglês.
O time de Manchester agora é o quinto colocado, dez pontos atrás do líder Chelsea, e Guardiola parecia desamparado após a partida.