O adiamento da partida do Manchester United na casa do Blackpool, em função da forte nevasca que atingiu a região nos últimos dias, abriu caminho para que Chelsea e Arsenal, que disputam ponto a ponto a liderança do Campeonato Inglês com os Red Devils, chegassem ao topo da tabela.
Se os Blues desperdiçaram a chance de ouro ao tropeçarem no Everton, o Arsenal não vacilou e bateu o Fulham em casa, assumindo temporariamente a primeira posição na tabela na abertura da 16ª jornada da Premier League.
O Chelsea começou bem a caminhada rumo ao topo e saiu na frente depois que Anelka sofreu pênalti ao driblar o guarda-redes Howard. Drogba converteu a penalidade abrindo o placar para os donos da casa no Stamford Bridge. Com a vitória parcial por 1 a 0, o técnico Carlo Ancelotti decidiu reforçar o meio de campo trocando Anelka por Ramires, mas a troca provou-se equivocada. A equipe passou a sofrer forte pressão do Everton e cedeu espaço para o empate aos 41 minutos do segundo tempo. Numa bela jogada pela esquerda, Cahill escorou o cruzamento na área e Beckford mandou para o fundo da rede. Com o resultado, o Chelsea chegou a 30 pontos e ocupa agora a terceira colocação.
O novo líder do Campeonato Inglês atingiu 32 pontos ao bateu o Fulham por 2 a 1, com dois golos de Nasri aos 14 da etapa inicial e aos 30 do segundo tempo. Os Gunners têm agora um ponto de vantagem sobre o Manchester United, que ainda não tem data para encarar o Backpool. Para complicar ainda mais a parte superior da tabela, o Manchester City derrotou o Bolton por 1 a 0 com golo de Tevez e chegou a 29 pontos, jogando pressão para o Chelsea.
Resultados da 16ª jornada do Campeonato Inglês:
Birmingham City 1 x 1 Tottenham
Blackburn 3 x 0 Wolverhampton
Chelsea 1 x 1 Everton
Arsenal 2 x 1 Fulham
Manchester City 1 x 0 Bolton
Wigan 2 x 2 Stoke City
Blackpool x Manchester United (adiado)
West Bromwich 3 x 1 Newcastle
Sunderland 1 x 0 West Ham
Segunda-feira – Liverpool x Aston Villa