O Chelsea aumentou para seis pontos a vantagem na liderança do Campeonato Inglês de futebol ao empatar em casa com o Southampton em 1 a 1, neste domingo, enquanto o Manchester United conseguiu talvez a sua melhor exibição sob comando do treinador Louis van Gaal para derrotar o Tottenham Hotspur por 3 a 0.
O Chelsea abriu o marcador com um golo de cabeça de Diego Costa aos 11 minutos, mas sofreu o empate oito minutos depois com um penalti cobrado por Dusan Tadic, em um bom duelo no Stamford Bridge. Com o resultado, o clube ampliou sua vantagem sobre o Manchester City no topo da tabela.
Já o United, tão criticado por apresentar um jogo lento e sem objectivo sob comando do holandês Van Gaal, conseguiu sua melhor actuação com o treinador, arrasando o Tottenham com golos no primeiro tempo de Marouane Fellaini, Michael Carrick e Wayne Rooney.
Um jornal na Inglaterra publicou uma reportagem neste domingo dizendo que Rooney foi filmado sendo nocauteado pelo amigo e jogador do Stoke City Phil Bardsley em uma luta de boxe na cozinha do jogador do Manchester United. A resposta bem humorada de Rooney veio na partida contra o Spurs: o craque comemorou seu golo dando alguns socos no ar antes de cair teatralmente no chão, para delírio dos torcedores do United.
O Chelsea, com 64 pontos, ainda tem um jogo a menos que o Manchester City, que foi vencido pelo Burnley no sábado. O Manchester United, com 56 pontos, agora está a um ponto do Arsenal e a dois do rival da cidade, o City, além de ficar cinco pontos à frente do quinto colocado Liverpool.
A vitória da equipe de Van Gaal tira muito da esperança da equipe do Tottenham de se classificar para a Liga dos Campeões da Europa. Com 50 pontos, os Spurs agora estão atrás do sexto colocado Southampton no saldo de golos, e em situação desfavorável para manter viva a chance de alcançar o G4 da competição.