Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PREJUIZOS SÃO AVALIADOS EM CERCA DE 750 MIL DÓLARES

A Sociedade Algodoeira de Namialo (SANAN), vocacionada no fomento da cultura de algodão nesta região do país, poderá registar um prejuízo financeiro de cerca de 750 mil dólares americanos, em consequência da queda de preços.

O facto deve-se, essencialmente, aos baixos preços a serem praticados no processo de comercialização daquela cultura de rendimento, de 6.5 contra os 5.3 meticais, estipulados na presente campanha de comercialização e aprovados, recentemente, pela Comissão Nacional de Preços no Ministério da Agricultura.

Segundo Issufo Noormamade, presidente do Conselho de Administração da SANAN, decorrem, neste momento, negociações com vários parceiros, nomeadamente, o governo através do sector de agricultura, as instituições bancárias, com vista a assegurar que o processo de comercialização do chamado “ouro branco” não venha a registar constrangimentos em face da referida decisão.

De acordo, ainda, com o nosso interlocutor, a manutenção dos preços a serem aplicados aos produtores tem em vista elevar o rendimento dos camponeses, e, deste modo, dissuadi-los do abandono da prática daquela cultura. Noormamade referiu, igualmente, que a queda de preços do algodão na presente campanha agrícola deve-se à crise económica mundial, o que fez com que aquela cultura de rendimento registasse uma acentuada baixa no mercado internacional.

Em Moçambique e, particularmente, em Nampula, não temos indústrias de têxteis e, portanto, somos obrigados a vender o nosso produto fora do país. E nesse processo, sujeitamo-nos à uma dependência na aplicação dos preços. Sublinhou a fonte.

Por outro lado, disse que com vista a evitar o agravamento dos prejuízos, o Conselho de Administração da SANAN está a levar a cabo uma série de negociações, junto do governo, para a obtenção de alguns benefícios fiscais.

O PCA da SANAN revelou que, para a presente campanha, a sua empresa investiu cerca de cento e trinta e cinco milhões e quinhentos mil meticais para assistência de cinquenta e cinco mil famílias dos distritos de Monapo, Muecate, Mecuburi e Nacarôa. E alem de prever a compra de dezassete mil toneladas de algodão.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!