Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preços de algodão, açúcar e alumínio moçambicano em alta

Os preços médios internacionais de algodão, açúcar e alumínio, principais produtos de exportação de Moçambique, registaram aumentos significativos em Janeiro de 2011, segundo análise do Banco de Moçambique (BM).

O algodão registou um aumento de 131,2%, enquanto o açúcar e alumínio subiram em 13,1% e 9,4%, respectivamente, de acordo ainda com aquela instituição financeira moçambicana.

Entretanto, o BM destaca a alta de preços de trigo (62,3%), milho (58,6%) e barril de brent (26,1%) decorrentes da instabilidade político-económica prevalecente no Médio Oriente e Norte de África, principais produtores e exportadores de petróleo e seus derivados para o resto do mundo, incluindo Moçambique.

Devido àquela situação de crise, “os preços daqueles produtos vêm observando subidas persistentes e preocupantes, concorrendo para o agravamento do custo de vida em todas as economias do mundo”, esclarece ainda o Banco de Moçambique.

PIB sobe

Entretanto, o BM refere que o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique registou uma variação anual de 6,5%, entre TÁXI 845051448 os meses de Setembro e Dezembro de 2010, representando um incremento de 1,3%, em relação ao trimestre anterior.

Para aquele crescimento, os ramos da agricultura e serviços financeiros continuaram a ter contribuições significativas, ao registar incrementos de 13,6% e 15,8%, respectivamente, segundo igualmente o BM.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!