Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preços com tendência de agravamento e Metical de enfraquecimento

Os preços de bens alimentares e não alimentares registaram tendência de agravamento em Moçambique, na primeira quinzena de Janeiro de 2013, enquanto o Metical tinha tendência de enfraquecimento no mesmo período.

A divisa moçambicana depreciou em 0,61% e 1,59% face ao Dólar dos Estados Unidos da América e ao Euro, respectivamente, e apreciou em 2,02% face ao Rand.

No mesmo período, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nas suas transacções com o público foi equivalente a uma depreciação nominal de 0,54% face à apreciação nominal de 0,22% na quinzena anterior, fazendo com que, em termos anuais, o Metical depreciasse em 9,89%, segundo o Banco de Moçambique (BM).

Com este comportamento, o diferencial entre a taxa de câmbio média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público e a das cotações no Mercado Cambial Interbancário passou para 0,67%, após 0,75% na quinzena anterior, tendo o spread entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e a dos bancos comerciais passado para 2,57%, após 3,19% na quinzena anterior.

Reservas líquidas externas Entretanto e ainda na primeira quinzena de Janeiro de 2013, o saldo das Reservas Internacionais Líquidas reduziu em 126,9 milhões de dólares para 2529,2 milhões de dólares, situação que ficou a dever-se a vendas líquidas de divisas no valor de 95,9 milhões de dólares, transferências líquidas dos bancos comerciais no valor de 42,3 milhões de dólares e a diversos pagamentos efectuados pelo Estado, no valor de 5,3 milhões de dólares, para além da operação de amortização do serviço da dívida externa pública no valor de 4,1 milhões de dólares.

O desgaste foi atenuado pelos ganhos cambiais líquidos no valor de 13,6 milhões de dólares e ganhos líquidos decorrentes do efeito-preço nas operações envolvendo ouro no valor de 5,7 milhões de dólares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!