Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preços aliciantes estimulam empresa Kenmare

A Kenmare – empresa executora do Projecto de Areias Pesadas de Moma está com acrescida motivação em face dos níveis de aumento do preço de alguns produtos minerais no mercado internacional, com destaque para o zircão e iliminite, que subiram em 30 e 38 por cento, no primeiro semestre, em relação ao segundo semestre do ano passado.

Esta situação fez com que a empresa redobrasse esforços no sentido de melhorar a sua capacidade de produção, conforme revelou num encontro com jornalistas baseados em Nampula, Gareth Clfiton, representante da Kenmare em Moçambique.

No primeiro semestre a produção de concentrados de mineral pesado atingiu 421.600 toneladas, tendo iliminite se cifrado em 323.700 toneladas, de zircão em 19.800 toneladas e 3.100 toneladas de rutilo.

E as receitas resultantes do processo de exportação foram de 56 milhões de dólares americanos. Nesse período procedeu-se ao carregamento de 17 navios de 349.400 toneladas de produtos finais vendidos no mercado internacional. Referiu a fonte.

Não obstante, algumas situações relacionadas com a reparação de alguns danos provocados por um acidente registado em Outubro do ano passado, derivado da ruptura da parede de bacias de lamas de onde são extraídos os minerais, além da greve de três dias movida pelos trabalhadores no passado mês de Abril constituíram alguns dos constrangimentos para a empresa.

De acordo, ainda, com Gareth Clifton, a Kenmare projecta a abertura, no próximo ano, de novas minas de modo responder aos desafios do futuro da empresa.

Para algumas regiões de grande potencial mineiro, a Kenmare tem já delineados planos de exploração para os próximos 25 e 120 anos.

O projecto está, igualmente a perspectivar o aumento da capacidade de produção de iliminite, zircão e rutilo. A acção de expansão inclui a aquisição de uma nova draga para o trabalho de extracção de areias.

Também estão em curso, no quadro da responsabilidade social daquela empresa, várias actividades para a melhoria das condições sócioeconómicas e habitacionais das comunidades locais.

Para o efeito, a Associação para o Desenvolvimento de Kenmare Moma (KMAD), uma organização independente de desenvolvimento e sem fins lucrativos, criada pela empresa em 2004, tem vindo a promover diversas acções em coordenação com as comunidades beneficiárias.

Por outro lado, a KMAD identificou e convidou um provedor de microcrédito para visitar a área e avaliar o potencial e as oportunidades existentes para efeito de facilitação de crédito.

O futuro desafio deste projecto será o de incentivar as instituições locais vocacionadas para operações de micro crédito a estabelecerem-se em Topuito.

No ano passado registou-se um aumento do número de agricultores locais que produziram uma grande variedade de frutas e de produtos hortícolas, principalmente para a venda à empresa de serviços de fornecimento de alimentação à Mina, tendo o excedente da produção sido nos mercados locais.

Os agricultores entendem ser necessário manter a variedade e a qualidade dos seus produtos e, por tal razão, têm sido eles próprios que têm gerido agora os seus negócios, facto que representa um progresso significativo no respectivo desenvolvimento.

Em 2010, a precipitação pluvial foi baixa e irregular, provocando a redução da produção de frutos e hortícolas. Então, para prevenir tal situação, a KMAD está, em sintonia com os agricultores, à procura de uma solução sustentável para a falta de água durante a estação seca.

A KMAD também focalizou as suas actividades na promoção da Saúde e da Educação, com projectos executados em parceria com as autoridades governamentais, sendo de assinalar a construção de um Centro de Saúde.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!