Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço do petróleo ainda põe em risco a economia global, diz a AIE

Os preços do petróleo continuam a ser uma ameaça à recuperação económica global, ainda muito frágil, apesar dum recente declínio, disse o economista-chefe da Agência Internacional de Energia (AIE), esta Quarta-feira. Ele acrescentou que a AIE está pronta para disponibilizar as suas reservas petrolíferas de emergência, se fôr necessário.

O Brent do Mar do Norte atingiu 128 dólares o barril em Março, caindo gradualmente desde então, quando arrefeceram as tensões no Oriente Médio e houve o aumento da oferta de petróleo.

“Os preços actuais estão demasiadamente elevados para o actual contexto económico (…) e representam um risco sério”, disse o economista-chefe da AIE, Fatih Birol, durante o Fórum Global de Energia e Meio Ambiente 2012 da Reuters.

“A recuperação económica está em jogo especialmente na Europa, EUA, Japão e China”, disse ele. “Estou preocupado com a Europa e estou também muito preocupado que estes preços elevados golpeiem uma recuperação económica ainda lenta e hesitante na América”, disse ele.

Birol confirmou que a agência com sede em Paris, que aconselha 28 países industrializados em questões energéticas, estava pronta para liberar reservas estratégicas de petróleo, se necessário.

Os mercados de petróleo estão em alerta para uma possível libertação de reservas depois da notícia em Março de que os Estados Unidos haviam mantido conversações com os britânicos e os franceses sobre o assunto.

Num ano eleitoral, o governo dos EUA está disposto a baixar os preços dos combustíveis.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!