Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço do amendoim atinge cifra record em Nampula

O processo de comercialização do amendoim na província de Nampula, a maior produtora daquela cultura oleaginosa à escala do país, acaba de conhecer recentemente o seu arranque mas o preço de compra coloca- se numa posição recorde ao atingir os 25 meticais o quilograma facto que antevê uma disputa renhida entre os intervenientes com ganhos fabulosos para os produtores.

A meta da província de Nampula no concernente a produção de amendoim na presente campanha agrícola é de 67 mil toneladas. No entanto os resultados esperados não vão atingir a meta devido a vários factores conjunturais como seja a queda irregular das chuvas que afectou negativamente o desenvolvimento da cultura. Nampula é o potencial fornecedor de amendoim ao nível do país sobretudo das províncias do sul, cujos intervenientes demandam todos os mercados rurais visando garantir maior volume de compra para satisfazer as necessidades da região de onde provem.

Face a essa situação, João Duarte, chefe dos serviços provinciais de agricultura em Nampula vaticina que o quilograma de amendoim poderá atingir a fasquia de 35 meticais antes do final do presente mês e será muito bom porque os produtores entregaram-se muito para o sucesso da presente campanha agrícola que foi caracterizada por algumas adversidades e incertezas devido sobretudo a queda irregular das chuvas quando se esperava que fossem abundantes.

Por seu turno Moisés Raposo gerente da empresa de comercialização de produtos e insumos agrícolas em Nampula, IKURU, acredita que este ano poderá ser um dos melhores em termos de preços de compra do amendoim porque não espanta que em Junho próximo o amendoim possa ser vendido a 50 meticais o quilograma. O preço do amendoim no mercado internacional situa-se neste momento entre 600 e 700 mil dólares norte americanos a tonelada valor que pode estimular a concorrência nos mercados ao nível dos países produtores.

A IKURU comercializa o amendoim da região norte maioritariamente produzido a base de fertilizantes para o mercado justo europeu sendo a Inglaterra a porta de entrada daquela zona que espera receber, desta campanha, 200 toneladas daquela oleaginosa. As regras estabelecidas no mercado justo europeu impõem o pagamento ao produtor ou associação de produtores de um premio a taxa de 20 por cento calculada sobre o montante desembolsado para a compra do produto comercializado.

Mogovolas é o maior produtor de amendoim na província de Nampula e no país em geral e na lista seguem-se os distritos de Monapo, Mecuburi, Meconta e Murrupula.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!