Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Preço do algodão vai subir

Existem fortes indícios que o preço do algodão caroço a vigorar na campanha de comercialização 2010/2011 venha a fixar-se em dez meticais o kg, representando uma subida de cerca de 70 por cento face ao valor praticado actualmente.

Trata-se de uma subida resultante de um pré-acordo alcançado há dias entre representantes do Fórum Nacional dos Produtores do Algodão (FONPA), empresas algodoeiras congregadas na Associação Algodoeira de Moçambique (A A M) e parceiros concretizar-se, e produzirá efeitos incentivadores nos produtores e no inc remento deste produto estratégico.

A actualização definitiva da nova tabela foi acordada para Abril de 2011, na altura em que os intervenientes se reunirem para a fixação do preço mínimo a ser aprovado pelo Governo.

No encontro realizado recentemente em Maputo, além de discutir os preços indicativos, serviu para fazer o balanço das actividades da campanha 2010/2011, apresentar e discutir o pacote de insumos de produção e respectivos custos.

Na altura, o ministro da Agricultura, José Pacheco referiu as causas da queda da produção do algodão, dentre as quais destacou a baixa competitividade do produto em relação a outras culturas, a viabilidade climática, debilidade dos serviços de extensão aos produtores, escasso apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias para o incremento de áreas de produção, designadamente o uso de tracção animal, moto-cultivadoras e tractores.

Tendo em conta o actual nível do preço internacional, fez um vigoroso apelo noi sentido de se reverter a actual situação.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!