Em partida da 1ª mão da final da poule da região Sul, o Estrela Vermelha de Maputo foi à capital de Gaza empatar a 2 golos com o Ferroviário local e está com um pé no Campeonato Nacional de Futebol de 2016.
Rachid abriu o placar para os alaranjados respondendo a um passe teleguiado de Danito Parruque, ainda se jogava o primeiro minuto da partida disputada num abarrotado campo do Ferroviário de Gaza.
Os anfitriões, que apesar do golo madrugador entraram bem para o jogo, empataram no minuto 22 por Inácio, que aproveitou as facilidades da defesa e marcou o primeiro golo ao Estrela Vermelha que tinha as redes ainda invioladas desde o início da poule da zona Sul.
Contudo, antes do intervalo, os representantes da capital do país voltaram ao comando do marcador. David rematou fraco mas o guarda-redes Romeu não segurou o esférico, que foi parar no fundo das suas redes.
Depois do descanso, Manuel Casimiro mandou os seus jogadores defenderem a magra vantagem porém e, apesar do domínio da posse da bola, os gazenses não conseguiam criar perigo para a baliza de Frenk.
Mas no minuto 77, na transformação de uma grande penalidade, René voltou a empatar a final. O penálti surgiu na sequência de um pontapé de canto com a bola a ser cortada com a mão por parte de um defesa alaranjado.
Os locomotivas de Gaza tentaram chegar à vitória, mas sem sucesso. Houve ainda tempo para uma cartolina vermelha para o jogador Sissoko, do Estrela Vermelha que, poucos minutos depois de estar em campo, viu dois cartões amarelos. O primeiro por uma falta dura e o segundo por alegadas palavras ofensivas dirigidas ao árbitro Paiva Dias.
Um empate sem golos no próximo fim-de-semana em Maputo garante o regresso do Estrela Vermelha ao Moçambola em 2016. O Ferroviário de Gaza precisa de vencer e não sofrer golos para se apurar para o seu primeiro “Nacional” de futebol.