Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Portugal precisa de unidade, rápido retorno ao crescimento, diz Portas

Portugal precisa de estabilidade política para completar o seu programa de ajuda, mas também deve se concentrar em sair rapidamente da recessão, disse nesta terça-feira o ministro indicado para coordenar a política económica do país. Paulo Portas, líder do CDS-PP, renunciou ao cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros na semana passada, aprofundando uma crise política que ameaçava tanto o governo como o plano de resgate de 78 bilhões de euros do qual Portugal pode sair até o próximo ano.

Um crítico frequente de medidas de austeridade impostas em Portugal pelos termos do plano de resgate, Portas deixou o cargo na terça-feira em protesto contra a nomeação do secretário do Tesouro, Maria Luís Albuquerque, como ministro das Finanças no lugar de Vitor Gaspar, que se demitiu no dia anterior.

Mas no sábado o primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, indicou Portas para o cargo de vice-primeiro-ministro e coordenador da política económica, em um esforço para resolver a crise.

Nos seus primeiros comentários públicos desde então, Portas disse que as condições para a estabilidade política estão postas, que foram “importantes não só para o governo, mas também para a conclusão do pacote de ajuda”. Ele disse que a prioridade agora é avançar para um “ciclo que impulsione a economia, as empresas, a criação de emprego e a coesão social”.

Portas deu as declarações a jornalistas após conversas com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, que se reúne com partidos políticos, líderes empresariais e sindicalistas para garantir que a crise pode ser superda.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!