Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Portugal forma inspectores económicos moçambicanos

Os quadros da Inspecção Nacional das Actividade Económicas de Moçambique (INAE) irão beneficiar, neste semestre, em Portugal, de uma formação promovida pela delegação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASEA) daquele país lusitano.

Esta medida insere-se no protocolo assinado em 2010 entre os governos dos dois países, cuja implementação começa este ano. Para o efeito, uma delegação da ASEA está desde esta quarta-feira (30) em Moçambique para encontrar, junto da INAE, “mecanismos de implementação do referido protocolo”, que visa a troca de experiências, partilha de conhecimentos e de tecnologias entre as duas entidades.

Esta sexta-feira (01) foi criada e formalizada uma comissão de gestão do mesmo protocolo de cooperação. Na ocasião, o vice-ministro de Indústria e Comércio, Kenneth Marizane, disse que com a comissão ora formalizada perspectiva-se um bom ambiente de negócios para os agentes económicos que operam nos dois países.

Entretanto, Marizane reconheceu que a INAE actua, neste momento, de forma deficitária e deve deixar de se fazer sentir apenas nas vésperas da quadra festiva.

Por sua vez, o Embaixador de Portugal, Mário de Matos, disse que o aludido protocolo irá fortificar as relações de cooperação entre os dois países.

Em relação à comissão criada, ela é composta por quatro membros, dois moçambicanos e igual número de portugueses. A sua tarefa é de coordenar as actividades que envolvem ASEA e INAE.

Segundo o vice-ministro da Indústria e Comércio, ainda não existe dinheiro para a implementação do protocolo rubricado entre Portugal e Moçambique. Por isso, nesta primeira fase, os encargos financeiros para a formação dos quadros da INAE serão suportados pela contraparte.

A comissão irá reunir-se uma vez por ano, com a excepção dos casos que exijam um encontro extraordinário. Em Abril próximo está programado mais um encontro a decorrer em Portugal.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!