Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Porto de Nacala recebe certificado de Gestao Ambiental

A BM- Trada Certification, Limeted concedeu, ontem, o certificado 14001, titulo internacional de gestao ambiental, ao Porto de Nacala, na província de Nampula.

A cerimónia de atribuição do certificado teve lugar naquela cidade costeira, na presença de alguns operadores económicos, despachantes aduaneiros, representantes da Adminitração Marítima e alguns trabalhadores do Corredor de Desenvolvimento de Norte (CDN), gestora do porto.

O trabalho de cosultoria, auditoria e formação de alguns trabalhadores locais em matérias de gestão ambiental durou cerca de três anos e esteve a cargo da “Impacto, Estudos e Projectos Ambientais, Lda.”, uma empresa de capitais moçambicanos, sedeada em Maputo. José Jerónimo, director técnico, revelou na ocasião que, ao longo dos três anos, a sua empresa movimentou várias equipas de trabalho para a cidade de Nacala, além de efctuar a avaliação do impacto ambiental no porto, treinar os seus tralhadores, o que permitiu que o porto de Nacala se convertesse no primeiro a ser distinguido com este título ao nivel do continente africano.

Agostinho Langa, director executivo do Porto de Nacala, disse que a sua instituiçao desembolsou 350 mil dólares americanos para a concretização do projecto, que tem como principal objectivo a perservação do ambiente do recinto portuário. Para garantir o rigoroso cumprimento das normas internacionais de gestão ambiental, à luz da certificação 14001, a CDN vai, a partir de 1 de Setembro póximo, interditar a entrada ao recinto portuário de camiões que não estejam preparadas para o manuseamento de clinker e adubos.

Os cuidados a serem obervados tem a ver com o uso obrigatório de equipamento de protecção pessoal e reparação de máquinas naquele local, evitando , deste modo, que os combustiveis e óleos escorram para a baía. O Porto de Nacala está localizado no extremo sul da Baía de Bengo e apresenta condições de navegabilidade verdadeiramente excepcionais.

Não dependendo de marés e não necessitando de dragagem, o porto permite a entrada e saída de navios sem quaisquer restrições de calado, 24 horas por dia. Estas características fazem de Nacala o melhor porto natural de águas profundas de toda a costa oriental de África.

Aberto ao tráfego em Outubro de 1951, o porto de Nacala dispõe, actualmente, de um terminal de carga geral, um terminal de contentores e um terminal para granéis líquidos. O terminal de carga geral comporta 8 armazés que ocupam uma superfície total de 21,000 metros quadrados e possui capacidade para manusear 2.400.000 toneladas de carga por ano.

O terminal de contentores, por sua vez, tem 372 m de comprimento e conta com uma área de armazenamento capaz de acomodar 6.722 TEUS. O terminal para graneis líquidos está ligado a depósitos de combustível através de um ‘pipeline’ com 3,5 km de comprimento e tanques de óleo vegetal.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!