– Defendem directores de Educação, Juventude e Tecnologia
A falta de divulgação do património cultural de que a província de Nampula é considerada rica está a dificultar a promoção do turismo e das pesquisas culturais na região.
Esta é uma das várias constatações dos directores dos Serviços distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, envolvidos num aturado trabalho de preparação da 2ª Conferência Nacional sobre Cultura a ter lugar de 18 a 21 de Maio, em Maputo.
De acordo com a directora provincial da Educação e Cultura, Páscoa de Azevedo, ao longo da fase distrital de preparação do processo, que decorreu de 14 a 27 de Março, os técnicos debruçaram- se sobre vários painéis temáticos.
Nas suas abordagens os participantes ás conferências distritais concluíram que a cultura e a educação têm grande complementaridade entre si. E a ética e a cidadania manifestamse mutuamente nos cidadãos imbuídos de profundo conhecimento da sua realidade cultural.
Para Páscoa de Azevedo, a educação tradicional possui elementos que completam a educação formal.
A directora provincial de Educação e Cultura teceu estas considerações no decurso da fase provincial de preparação do evento, cuja cerimonia teve lugar este fim de semana na cidade de Nampula.
O encontro juntou mais de 100 participantes, entre membros do governo distrital e artistas, que durante dois dias discutiram aspectos ligados à cultura e colheram subsídios que deverão constar da agenda de trabalho na Conferência de Maputo.