Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

População reivindica nova divisão de Meconta

A população de Corrane, posto administrativo do distrito de Meconta, não está conformada com a nova divisão administrativa do país que, na província nortenha de Nampula, promoveu os postos administrativos de Larde e Liúpo ao estatuto de distritos.

Esta reivindicação deriva do facto de Corrane, detentora de uma superfície total de 3.733 quilómetros e, actualmente, com uma população estimada em 52.394 habitantes, segundo os resultados do censo geral de 2007, ter sido excluído deste processo.

Numa mensagem apresentada ao governador da província, a população de Corrane voltou a reivindicar o estatuto de distrito para o seu posto administrativo à semelhança de outras regiões bastante extensas e com ricas potencialidades agro-pecuárias e florestais.

Para o governador de Nampula, a elevação de uma determinada região não depende apenas da sua superfície ou densidade populacional, mas também pelo seu desenvolvimento social, económico e cultural.

O mais importante é empenharmonos para atingirmos os requisitos requeridos para a almejada promoção administrativa. Entretanto, iremos canalizar a questão aos órgãos competentes, disse Tocoli em conferência de imprensa.

Com três localidades, incluindo a sede do posto, Corrane localiza-se a mais de 70 quilómetros da sede do distrito de Meconta, uma distância que, conforme sustenta a própria a população local, dificulta as acções de monitoria do Plano Económico e Social.

Alguns intervenientes disseram que o executivo do distrito de Meconta, liderado por Rosa Vianeque poucas vezes se desloca ao posto de Corrane para auscultar os problemas da população que se debate com a falta de água, energia eléctrica, telefonia móvel, mercado formal para comercialização dos produtos agrícolas e do elevado índice do desemprego.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!