Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pop Rock clássico com sabor latino

Pop Rock clássico com sabor latino

Carlos Santana

Carlos Alberto Santana Barragán , mais conhecido como Santana, é um famoso guitarrista mexicano. Tornou-se famoso na década de 1960 com a banda Santana Blues Band, mais precisamente com a sua actuação no Festival de Woodstock em 1969, onde ganhou projecção mundial.

 

 

 

Temperou o rock clássico com sabores latinos, marcando gerações de guitarristas. O seu pai era violinista e ensinava este instrumento a Santana, este porém mudou para a guitarra quando tinha 8 anos de idade. Juntou-se ao pai nas ruas a tocar boleros, mas tinha ouvido postos no Chuck Berry, Little Richard e Bo Diddlley, no B.B. King e no T-Bone Walker. Quando tocou em Woodstock pela primeira vez em 1969, já tinha som próprio e segundo ele “só pedia a Deus para que me ajudasse a manter-me afinado”, recordou-se.

 

Em 1966 ele ajudou a formar a Santana Blues Band, nome posteriormente encurtado para Santana. A banda começou a tocar no Fillmore West Auditorium, onde muitas das grandes bandas de São Francisco começaram. A primeira gravação de Santana foi The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper com Al Kooper e Mike Bloomfield.

Depois de assinar com a Columbia Records, Santana lançou um álbum auto-intitulado Santana. Santana tornou-se um grande sucesso, tal como o álbum “Abraxas”, de 1970 “destacando a música Oye Como Va” e “Santana III”, de 1971.

Atualmente Carlos Santana é dos músicos mais conhecidos e aclamados em todo o mundo pelo seu costume de usar guitarras PRS cor vermelha. Foi reconhecido pela revista “Rolling Stone” como o 15º melhor guitarrista do mundo de todos os tempos. Em Junho de 2006, Santana actuou no Rock in Rio em Lisboa, precedido por Jota Quest, Rui Veloso e antecedendo Roger Waters, que fechou a noite.

 

 

 

Além de ser considerado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, desde o álbum “Supernatural” que as suas parcerias são aclamadas no mundo artístico, sendo que os seus álbuns mais recentes são os melhores exemplos. Entre os artistas convidados por Santana destacam-se: Steven Tyler, Kirk Hammet, Rob Thomas, Michelle Branch, Eric Clapton, Dido, The Wreckers, Joss Stone, Seal, Will.I.Am, Mary J. Blige, Sean Paul, Shakira, Chad Kroeger, Wyclef Jean,Tina Turner entre outros. Desde o início deste tipo de parcerias, Carlos Santana já recebeu 10 prémios Grammy.

Dos grandes virtuosos vivos da guitarra eléctrica, Carlos Santana é o que mais cativa corações enquanto interprete clássico da guitarra eléctrica no Pop/Rock.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!