Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia encarcera garimpeiros e recupera cabeças de gado em Manica

Nove indivíduos estão a contas com as autoridades policiais, desde o último fim-de-semana, no distrito de Báruè, província de Manica, acusados de prática de mineração furtiva e consumo de soruma. Outros três foram detidos por alegado roubo de gado bovino.

Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM) naquele ponto do país, a extracção ilegal de minérios ocorria na zona de Chicuio, no posto administrativo de Nhampassa.

A detenção dos visados, que justificaram o seu envolvimento na actividade em alusão com a necessidade de sobreviver, visa evitar mortes por aluimento de terra, bem como a extracção desenfreada de recursos minerais.

É que se trata de um trabalho perigoso para os próprios garimpeiros, disse a corporação, ajuntando que apreendeu também meio quilograma de soruma, os instrumentos que eram usados na mesma actividade e quantidades não especificadas de quartzo – um tipo de pedra preciosa com valor comercial.

Em Manica têm sido relatados casos de desabamento de terra que culminam em mortes. Um dos episódios ocorreu em Macossa, envolvendo um grupo de oito mineiros, na coutada número 9, na zona de Kasse, onde cerca de 300 mineiros trabalhavam ilegalmente.

Enquanto isso, a PRM em Manica queixa-se do aumento do roubo de gado bovino para a venda, mormente nos distritos de Tambara e Mossurize.

Todavia, está-se a trabalhar no sentido de travar o problema. Prova disso, de acordo com os agentes da Lei e Ordem, foram recuperadas 14 cabeças de gado bovino roubadas durante a semana passada e três indivíduos estão presos, indiciados de envolvimento no roubo de outras 36 cabeças da mesma espécie de animais, em Janeiro último.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!